terça-feira, 25 de janeiro de 2011

Cuidados com os cabelos no Inverno {MEGA post}

Durante o Inverno os meus cuidados com o cabelo são bastante diferentes da maneira como os trato no Verão.
E nem sequer estou a falar do secador (pois uso o ano inteiro!), muda em termos de hidratação e produtos utilizados!

Características do meu cabelo:
Tenho o cabelo encaracolado, seco e pintado. Ou seja, triplamente seco, se é que me entendem!

O que faço então para o hidratar?
1- Em primeiro lugar nunca o lavo todos os dias! E este ponto é super importante. Porque o cabelo precisa de receber os óleos naturais do couro cabeludo e, se o lavarmos constantemente, os tais óleos não chegam ao cabelo e, por isso, secam-no.
Então lavo-o 2 ou 3 vezes por semana, no máximo!
Que nojooooo pensam vocês! Mas quem tem o cabelo como o meu sabe que não é nojo nenhum, porque dificilmente ele fica oleoso em menos de 1 semana! Ah pois é!

2- Segundo passo: antes de hidratar lavo-o como deve ser! E o que é lavar como deve ser? perguntam vocês!
É usar 2 tipos diferentes de champô na lavagem!
Como assim 2 tipos diferentes?
Eu explico:
Há diversos tipos de champô: os transparentes, os leitosos, os cremosos. Os transparentes servem para lavar o cabelo em profundidade (hão-de reparar que todos os champôs para cabelo oleoso são assim), depois há os cremosos (aqueles grossos que quase parecem cremes hidratantes! Esses servem para hidratar cabelos secos, ou com químicas) e depois os leitosos (que são os assim-assim, andam ali no meio termo).
Ora então eu primeiro lavo 2 vezes com um champô transparente (neste momento uso este:)
Tem um cheirinho espectacular. O Boticário diz: "Shampoo Purificação da Raiz o Boticário reduz a oleosidade e prolonga a sensação de cabelos recém-lavados, deixando-os soltos, macios, com brilho e deliciosamente perfumados. Contém extratos Naturais de Graviola e Menta." Que delícia!
Depois deste processo lavo 1 vez com um champô de tratamento, agora depende, umas vezes uso para cabelo pintado, outras para cabelo seco, outras até para cabelo encaracolado! É à vontade do freguês!
Importa é que seja um champô que seja cremoso e opaco! Vou variando, de momento oscilo entre os da Tresemmé, da Revlon e Frank Provost. Costumo ir às lojas de cabeleireiro do meu shopping (e aproveito porque tenho desconto de lojista!).

Posto isto, próximo passo.

3- Hidratação:
E aqui está o meu último segredo:
1kg de pura hidratação! Há muito muito tempo que não trazia o cabelo tão macio!
Como só lavo 2 ou 3 vezes o cabelo por semana oscilo entre esta máscara e os potes gigantes de creme da Bio Shine.

4- Passos seguintes: Serum para pontas daqui!
Resulta! Dá brilho, desembaraça e protege as pontas secas.

5- Outro segredo: como não lavo cabelo tantas vezes, é HORRÍVEL controlar o frisado! Não é? Quem sabe do que falo ponha os braços no ar!!! \o/
Agora descobri este produto!
É espectacular! E podem encontra-lo à venda no meu outro blog, aqui. (A linha completa está por 9,50€!) Muito bom!

6- Posto isto aplico a espuma fixadora de caracóis.
Uso esta há anos, não encontro melhor! Não deixa o cabelo seco, fica com aspecto natural. dá brilho ao cabelo e ainda controla o frizz (por 24h)! E é completamente verdade. Mas é pena... porque poderia durar tipo 3 ou 4 dias, em vez das 24h! LOL
Só que toda a gente sabe que os cabelos encaracolados não se pode andar a mexer com as mãos e, quando vamos dormir, acabou! No dia seguinte já está frisado :)
Isto é para todas as meninas que acham que é complicado lidar com cabelos lisos e porque têm que andar sempre a usar a chapinha e tal... Cabelo encaracolado também sofre! E muito! E dá uma trabalheira...
Depois da espuma vem o passo 7.

7 - Protector de calor para que usa secador. Agora estou a usar este específico para caracóis.
8 - Eu uso difusor, claro. Sem vento e com o calor no máximo. Pois claro, depois de tantos passos ia lá ter paciência para pôr o calor no mínimo!
Pronto e é "Só"  ^__^
Alguém tem a mesma paciência que eu?
Este processo já uso desde que me lembro, sempre tratei assim os caracóis. A diferença é que agora uso protector de calor (uma novidade recente) e faço a lavagem com a distinção dos champôs.
E a introdução da Novex foi uma maravilha dos deuses para a minha juba! Bem-hajam senhores do Brasil!
E vocês como cuidam dos vossos caracóis? Deixem-me nos comentários ou, caso tenham algum post nos vossos blogues, deixem-me um link para eu ver  ^__^
Obrigada!

p.s- todas as fotos foram gentilmente roubadas do google e ninguém me ofereceu nada para partilhar isto convosco! lol

23 comentários:

Jo disse...

Eu também tenho o cabelo assim: seco, encaracolado e muito grosso, por isso compreendo perfeitamente :P Costumo usar todos os produtos da gama para cabelos secos e estragados da Gliss (champô, amaciador, máscara, spray para desembaraçar e serum para as pontas estragadas) e depois uso a espuma da Treseme para caracóis. De resto deixo secar naturalmente, excepto quando o quero esticar ou fazer um penteado mais elaborado. Bjinho*

silvia disse...

* Olá Jo!
Obrigada por partilhares os teus truques e segredos comigo ^__^
já viste que temos que usar tanta coisa para termos um cabelo minimamente decente? :D
mas vale a pena ;)
beijinhos!!

T. disse...

belas dicas! eu tenho o cabelo encaracolado e não faço nada disso lol quer dizer, além de lavar, faço hidratação 1 vez por semana e uso espuma.
O problema é que o meu cabelo é seco nas pontas mas oleoso na raiz por isso nunca sei que produtos devo usar.. esse champô do Boticário pareceu-me excelente, mas infelizmente, não há nenhuma loja por cá.

Também tenho dificuldades em controlar o frisado. esse produto da Avon é mesmo bom? como é que o aplicas?

beijinhos

silvia disse...

* Olá Tati! Olha eu não sou nenhuma profissional! lol
E também não tenho raiz oleosa para te poder dar os meus conselhos, mas sei que deves usar de vez em quando um champô para limpar mais em profundidade (tipo 1 vez de 2 em 2 semanas), os chamados anti-resíduos, que existem à venda nas lojas de produtos de cabeleireiro. Já há alguns de marcas brasileiras à venda cá em Portugal e são mais baratos do que os "estrangeiros" :D
E também me parece que a minha técnica de usar champô transparente antes (para limpar muito bem) e depois um champô para cabelos secos (mais hidratante) é uma técnica boa, porque realmente o cabelo fica bem lavado e pronto para receber a hidratação!
Aconselho-te a usares cremes de hidratação assim do meio para as pontas, usares um serum para protege-las, ir ao cabeleireiro de vez em quando dar uma aparadela também faz milagres!!!
O Lotus Shield frizz control (nome chic!) é uma espécie de creme/serum/silicone/leitoso que se deve aplicar pouquíssimo, espalhar bem nas mãos e aplicar com o cabelo húmido do meio até às pontas. Eu não uso nas raízes.
O que ajuda a controlar MESMO o frisado do cabelo é a hidratação! Beber muita água e hidratar muito bem o cabelo são pontos chave. O frizz é o cabelo em busca de hidratação, sabias? Porque perde água e vai em busca dela (nomeadamente naqueles dias horríveis de chuva miudinha, que são ALTAMENTE para o cabelo encaracolado!!! /modo ironia ON!).
Se o mantiveres sempre hidratado, fores dando um corte às pontas no cabeleireiro, cuidares da alimentação, beberes água e usares bons produtos, o cabelo vai ficar bonito ^__^
Se quiseres mando-te uma amostra do produto para testares.
(Deixa-me a tua morada no email)
Eu gosto bastante dele, cumpre o que promete! Comigo funciona :)
beijoca!

T. disse...

Também concordo com essa técnica de usar um champô para lavar em profundidade, pensando bem até tem lógica.
não sabia disso da hidratação! por isso quando chove o meu cabelo fica péssimo :O está explicado! não fazia mesmo a mínima ideia! tenho que começar a beber mais água, definitivamente!

Vou andar à procura de produtos melhores! Obrigada pelas dicas :D

ok, então se não for abusar, aceito a amostra :) já te mando um mail!

muito obrigada
bjs

NewMe / Dany disse...

linda, estou a pensar em fazer um tratamento ao cabelo também, mas com produtos da schwarzkopf - parece-te uma boa marca? eu não faço ideia...

depois pensei em comprar uma chapinha rowenta com temperatura ideal para o cabelo e o sérum Orofluído para aplicar antes de passar a chapinha. que achas?

beijinhos *

Di disse...

Eu tenho uma coisa boa, passei a parte da quimica, sim o meu cabelinho apesar de ja andar a ameaçar ainda n está pintado.
Mas uso 2 tb champôs diferentes aquando da lavagem e a mascara da ultra suave para hidratar e serum em creme. Sem secador q eu n tenho mesmo paciencia.
bjocas

Monica Mariz disse...

Ola querida. Eu tenho um cabelo "pesadelo", q e' um cabelo tipo "afro", sem caracois definidos e 100% frizado... Normalmente so lavo o cabelo 1 vez por semana, e perco quase 2-3 horas entre lavar, hidratar, mimar e esticar com a chapinha... O meu sonho e' um cabelo liso... Mas tenho receio que a escova progressiva o danifique... Tou a pesquisar... :)

Beijinho

silvia disse...

* Olá di!
Que fixe não pintares o cabelo! Eu já preciso... pois é, a idade não perdoa! lol
Mas ainda bem que existem produtos maravilhosos para cuidarmos de nós! Quando eu era miúda o meu cabelo era super seco - tipo palha porque não havia nada de jeito para o tratar, só nos salões praticamente!
Em relação ao secador... eu também era assim :)
Mas quando fiquei internada no hospital o médico proibiu-me de tornar a sair de casa com cabelo molhado! Nunca mais! Prefiro ter saúde a sofrer para não queimar o cabelo! lol
é a vida ^__^
beijinho

silvia disse...

* Olá MS!
:)
Olha como é o clima aí na Inglaterra para o teu cabelo?
Como isso é húmido deve ser HORRÍVEL, não?
Mas acho que fazes bem em pesquisar a escova progressiva, porque eu vejo muitas brasileiras que o fazem e têm cabelos lindíssimos!!!
Acho que terás é que ter muitos mais cuidados com ele, mais hidratação e tal... mas às tantas até compensa para não teres esse trabalho todo e andares sempre bonita ^__^
beijoca!

Karen Ussene disse...

Eu caracóis ADIOOOSSS!
Existem mulheres que quando teem o primeiro filho o cabelo muda, pois no meu caso nunca tive filhos, mas o meu cabelo mudou. Quando era pequena, até aos 11 anos paí, ele era longo e liso com algumas ondas, quando no ano 2000 fui a Alemanha, shit happened, antes de viajar resolvi cortar o cabelo pelos ombros, o meu cabelo começou a ficar como da Hermione do Harry Potter (tipo no 1º filme), depois em 2001 fui a Moçambique, piorou, e durante anos andei com o cabelo amarrado, até que depois um dia resolvi andar com ele solto... o que noto? o gajo encaracolou x_X morri. E depois o meu cabelo é estúpido, tinha 4 tipos de cabelo na cabeça: na nuca era liso, assim à frente na franja era ondulado, a maior parte do cabelo tinha caracois fixes, mas tipo aqui no topo "a coroa" era hoorrivveelll, seco, crespo, nem carne nem peixe. Quando em 2009 fui para a Inglaterra, comprei um flat iron, e desde então tem sido o meu melhor amigo, e para me facilitar ainda mais a vida, o ano passo, relaxei o cabelo. :P
Em termos de cuidados, faço mais ou menos o que tu fazes, lavo o cabelo 2 vezes por semana (não tenho paciência pr lavar mais do que isso por semana, a menos que realmente precise), shampoo, amaciador, às vezes mascara, e sempre heat protector antes de usar secador ou flat iron, e depois um serum.

http://shinigami-u-openingmymind.blogspot.com

Inezzitah disse...

Olá Sílvia :D

Espero que não te importes mas falei deste teu post no meu blog, e claro, reencaminhei para aqui o tema para que todas as meninas que lêem o meu blog possam cá vir dar uma espreitadela

Gostei muito da forma como expuseste o assunto e como explicaste, eu que pouco sabia sobre tratamento de cabelos encaracolados fiquei muito mais elucidada :) great!

http://inezzitah9makeup.blogspot.com/2011/02/big-curly-hair-part-3.html

Fica aqui a hiperligação directa para a publicação onde falei do que escreveste ^^

Beijinhos *

Unknown disse...

Oi (sou uma das que foi "reencaminhada" pela Inês ehheeh)
Compreendo os teus problemas com o cabelo mas deves ter cabelo forte, né? Maravilha!
Experimenta esses problemas de frizagem em cabelo fino. Todos os dias o mesmo problema:ganhar definição mas não o esturricar com pranchas alisadoras.
Os caracóis perdem-se contantemente e para juntar á festa, tenho que ter cuidado com o secador e com a oleosidade:-S
Tenho conseguido usando 2 champões também mas em lavagens separadas. Optei por produtos profissionais (L´Oreal -volume e outro anti-caspa pois ajuda a controlar a oleosidade também) que, apesar de serem mais caros duram bastante mais. Não uso nunca os 2 em 1( senão o cabelo fica melado e mole em pouco tempo).
Lavagem sim, lavagem não faço a máscara da LÓreal Profissional "Force Vector" para o cabelo não quebrar e abrir pontas. Não consigo usar as da Bio Shine pois não têm o tal efeito reparador que o meu cabelinho tanto precisa. Já as usei mas como amaciador só. Ando a experimentar nos outros dias o amaciador "Franck Provost" e até estou a gostar (vamos a ver é se tem tratamento).
Claro que não pode ficar por aqui... depois descobri e recomendo o "SOS Detonados" da Lilás, baratíssimo que ajuda a definir e hidratar os caracóis, ou em alternativa o da L´Oreal "Tecni art- spiral splendour". Como protector de calor estou a usar o também L´Oreal "Thermo repair". Curiosamente deixei de usar reparadores de pontas e não tenho visto necessidade de voltar a usar.
Espuma coloco a da Revlon também profissional para caracóis.
Noto bastantes melhorias e já usei imensos produtos mas o que é certo é que depende sempre do código genético e quem tem cabelo fino não pode esperar ficar com juba. Vou experimentar concerteza a espuma que postaste e o protector de calor.
Obrigaaaaada pela partilha de conselhos

MarChocolate disse...

Simplesmente adorei o post. Nao tenho cabelo encaraculado mas tenho ondulado e volumoso. Sei do que falas na perfeiçao. Normalmente utilizo o difusor sem qualqer protector de calor :S
Será que esse da tresseme e bom? e quanto custa? AH e amanha se tudo correr bem vou comprar uma mascara dessas da novex... Podes-me so tirar uma duvida? Esse boiao da BioShine, é máscara ou condicionador? :S
Beijinhos

silvia disse...

* Olá Usado Reciclado!
Obrigada pelo teu comentário :)
Realmente todos os cabelos são diferentes e têm especificações particulares. É fundamental é que cada uma de nós encontre aquilo que funciona para si e que sente que é o mais benéfico para os seus cabelos. n'é? :D
Eu por acaso tenho cabelo fino, mas tenho muuuuuuuuuuuuuuuuito cabelo, muito, mas muuuuito mesmo!
As cabeleireiras dizem que eu devia vender para fazer perucas LOL
Quando era garota tinha carapinha, imagina!
Agora foram escorrendo e ficando menos frisados e os caracóis ficaram mais largos. Ainda assim, o meu cabelo é fininho :)
Mas é diferente do teu, claro.
Eu não uso champôs 2 em 1, acho isso a pior invenção dos anos 90!!! LOL
Mas uso a técnica dos 2 champôs na lavagem e comigo resulta ;) Um para lavar e tirar resíduos (pois, que com tanto produto que aplico, preciso de lava-los como deve ser!) e o outro mais específico para caracóis, ou cabelos secos, ou cabelos pintados, vou variando!
Pois, as Bio Shine não são máscaras, são cremes amaciadores e, diga-se de passagem, é o único creme que consigo usar... Por isso alterno com a máscara, porque faz bem não saturar o cabelo com máscaras (pelo menos sempre mo disseram, os cabeleireiros).
O da Frank Provost está fora de questão, tenho-o ali parado, não fez absolutamente nada por mim, infelizmente.
Muitos dos produtos que referes não conheço, mas fiquei curiosa, nomeadamente com o SOS Detonados da Lilás!
Adorei o teu comentário, tanta coisa para falar :D
Obrigada por partilhares também a tua opinião comigo e com as leitoras aqui do cantinho ^__^
beijinhos e volta mais vezes!!

silvia disse...

* Olá MarChocolate
estás boa?
Obrigada pelo comentário ^__^
Então o protector de cabelo acho que tem funcionado muito bem comigo, porque eu uso secador há anos e, desde que uso protector, o meu cabelo não anda tão seco!
No meu caso uso um novo que saiu agora para cabelos encaracolados, mas a Tresemmé tem um para cabelos normais (sem caracóis!), até já deves ter visto, é uma embalagem preta e roxa.
Encontrei um post num blog que fala sobre ele:
http://just-makeup-beauty.blogspot.com/2011/01/protector-de-calor-tresemme-review.html
Neste post tem o preço e especificações e mais pormenores!
Eu comecei por comprar um de outra marca (da Syoss, acho eu), mas tresandava a álcool e não deixava o cabelo mais macio, depois comprei esse roxo e foi amor ^__^

As máscaras da Novex são maravilhosas! Há uma que ainda é melhor que esta, em tons de dourado, mas é mais cara, mas compensa! Anda à volta dos 20 e poucos euros. A minha foi 12 e tal! Mas não acho nada caro para 1kg e vale cada tostão!

Os boiões da BioShine são amaciadores. É o único que consigo usar, pois tem uma textura de máscara e faz o mesmo papel da máscara! Ao contrário dos cremes comuns, a maioria são quase líquidos e não desembaraçam o meu cabelo nem amaciam de jeito nenhum!!!
Por isso alterno o creme com a máscara, para também não saturar os cabelos (pois só devemos fazer máscaras 1 ou 2 vezes por semana) ;)

beijocas! volta sempre ^__^

MarChocolate disse...

JA COMPREI A MASCADARA DA NOVEX :D
Mas nao encontrei uma igual á tua :( A minha é de chocolate...para cabelo secos e quebradiços...vamos lá ver se faz algo. Nao quero ficar com o cabelo pesado tipo sem efeito, porque ele faz umas ondas e uns caracois que eu adoro :D Mas nao quero qe fique liso lol

silvia disse...

* MarChocolate
Enaaaa!!!!
Não te vais arrepender, vais ver!
Mas olha, não abuses nas doses, nem na quantidade de vezes que usas ;)
E evita as raízes para não pesar o cabelo!
Ela é tão forte que pode vir a fazer o efeito contrário, né?
Ai chocolate, deve ser cá um cheirinho... nham nham!
:p

MarChocolate disse...

Pois o meu medo e que faça mesmo o efeito contrario lool. Porque eu antes tinha o cabelo com ondas perfeitas e encaraculava bastante...mas ah uns meses para ca sem saber o porque tem vindo a perder as ondas :( e sinto-o seco. Nao sei... Eu nao gosto de usar espuma, porque nao gosto do efeito molhado e duro com que fica o cabelo entao perfiro os cremes e os sprays para definiçao até tenho um da TIGI que é uma marca bastante boa chama-se Foxy Curls nao sei se conheces esse produto?! So queria o meu cabelo de volta :( Vamos la ver qeq acontece futuramente lol

silvia disse...

* MarChocolate
Ai como eu te entendo... Já eu tive o cabelo tipo "carapinha"! Agora são mais uns caracóis largos, soltos, tipo canudos. Mas bonitos na mesma ^__^ (ai que modesta!) lol

Então contra a secura eu recomendo mesmo a máscara 1vez/semana(evita as raízes)!

A espuma que uso é essa da L'Oreal, garanto-te que não deixa esse efeito "palha, molhado e duro" que eu também ODEIO nas espumas!!! Já experimentei 500 e nunca gostei tanto de uma como essa! Fica macio e muito brilhante. É normal ficar um nadinha duro (porque às vezes entusiasmo-me!LOL), mas se apertar com os dedos depois de seco o duro sai logo.
Pra mim é a melhor e eu sou uma "expert" em espumas! Já experimentei de tudo e nenhuma é como essa. Palavra de honra!! Desde que a vi no supermercado e a trouxe a medo (pensei, mais uma...) e não me desiludiu! Já devo ter gasto mais de 20 frascos, à vontade!!!! De vez em quando lá compro uma ou outra novidade (WRONG!) e arrependo-me sempre :)

E porque é que eu prefiro esta espuma aos cremes modeladores?
Bem, não prefiro! lol
Acho que são coisas diferentes, o creme modela os caracóis e a espuma fixa-os e segura-os no lugar!
Ainda estou à procura do meu modelador perfeito, (também já usei esse da TiGi, ah pois é!), mas todos me deixam o cabelo pesado e empastado e frisado...
:(
Por isso dispensei-o, já uso tanta coisa! Mas o ideal seria modelar com creme e enrolar madeixa a madeixa, tipo fazer canundinhos, sabes? E de seguida passar uma espuma e apertar com os dedos contra a nuca (se é que me faço entender). Este é o procedimento mais ideal! Seguido do (protector de calor e do) difusor, assim com pouco ar para não "espantar" os caracóis.
É uma trabalheira, mas ficam perfeitinhos e brilhantes!
Espero que os teus voltem!

O cabelo tem destas coisas, uma grande personalidade, isso é que é!
Mas às vezes temos que mandar mais do que ele ;)
beijoca!

m_I_a disse...

Gostei muito das tuas dicas! Já tenho ouvido falar muito bem desse desfrizante da Avon (não sei se conheces o blog brasileiro dia de beaté mas a autora adooora esse produto). Tenho mesmo vontade de experimentar!

Beijinhos!

silvia disse...

Olá m_I_a!
Que querida obrigada pelo teu comentário ^__^
Olha, convenientemente eu sou revendedora Avon!
Conheço o Dia de Beauté, também sou seguidora e comecei por conhecer a Avon através das meninas brasileiras que elogiam muito os produtos desta marca!
Se quiseres dar uma olhadela no blog (clica na barra lat.) e ir ficando a par das novidades e das promoções fica à vontade!
Nesta campanha o desfrizante está em promoção a 7€, ele custa 14,50€ preço original.
Deixa-me informar-te que aqueles 7 nunca são 7, porque nós aqui praticamos sempre preços inferiores ao que vem marcado nos catálogos ;)
beijinhos

Ri Coelho disse...

Não sei se este comentário já vem tarde, mas cá vai!
Encontrei este blog numa pesquisa acerca de protectores térmicos (o meu actual teve um "acidente" e gostaria de saber se há alguma diferença em entre as marcas syoss/frank provost/tresemmé).
Gostaria de responder às perguntas da Ms e falar do Avon Advance Tecniques Active Lotus Shield, produto que considero muito bom e que já vi também mencionado nos blogs shampoo de laranja e dia de beauté, o que me despertou a curiosidade para experimentar.

Ms, o meu cabelo não era afro, mas era bastante seco, rebelde e nem era liso nem ondulado. Fazia umas ondas esquisitas; Ou seja: nem era carne nem era peixe. Então decidi-me pelo peixe. hehehe
A escova foi das melhores coisas que eu fiz ao meu cabelo pois gastava muito do meu tempo a tratá-lo e usava montes de produtos de styling e nunca ficava realmente satisfeita (só quando ía ao cabeleireiro).
Agora o meu cabelo aparenta estar bem mais bonito e saudável, deixou de ficar seco e tende a ser oleoso até (coisa que não me importo é o preço a pagar por ter um cabelo "decente"), antes nem com mil lavagens em casa e outros procedimentos ele ficava bem.
Apesar de ele ser liso, se o quiser usar ondulado posso usar o babyliss, tenho é sempre o cuidado de usar um protector térmico.
Outro cuidado que tenho é lavar o cabelo com um shampoo sem sal.
Ms, esta é a minha opinião pessoal relativamente à escova progressiva, espero que caso faças esta experiência te corra tão bem como a mim (eu já estava a desesperar de não fazer nada com este cabelo e achava mera ficção os relatos das outras meninas nos blogs ao dizerem que a vida delas mudou, até ver um dia uma professora minha que fez essa técnica e aí nem hesitei!)

Beijo e boa sorte!

Ri