segunda-feira, 22 de novembro de 2010

TAG: Eu e a maquilhagem

2 meninas queridas escolheram o meu nome para responder a esta Tag e, então, hoje chegou a minha vez!

1. Que idade tinhas quando começaste a usar maquilhagem?
Para ser sincera não sei!
Lembro-me de quando era adolescente comecei a usar o lápis preto da minha mãe, o rímel, comprei uma sombra branca para usar na pálpebra já tinha talvez, uns 16 ou 17 anos...
Mas maquilhagem MESMO, com consciência de usar corrector, base, blush... só a partir dos 25!
É verdade :) E ainda assim estive cerca de 3 anos depois dessa fase que não toquei em mais nada!
Muitas devem estar a pensar: Mas como é que é possível!!!?
A verdade é que a minha mãe sempre foi contra o uso de maquilhagem, ela nunca usou base nem blush e tem uma pele imaculada! Usa apenas rímel, eyeliner e batom. E eu, se pudesse, faria o mesmo!
Mas como tenho uma pele problemática não vivo sem base e corrector (infelizmente)...

2. Como é que te interessaste a sério pela maquilhagem?
Quando fiz os 25, mais ou menos nessa fase, fiz um workshop com uma amiga que abriu uma loja de maquilhagem e me ensinou os básicos. Entretanto desinteressei-me um pouco, pois fui morar para o Brasil, que me deixou uma pele super-bonita!!! E usava só rimel e algumas sombras da Contém 1gr, da qual fiquei fã!
O interesse voltou, ao regressar a Portugal, comecei a ver videos do Youtube, conheci primeiramente a Denise (Fraisyx3) e fiquei tão espantada e colada nesse mundo que a partir daí comecei a maquilhar-me e interessar-me por maquilhagem e construir a minha pequena colecção!
Começou quando eu tinha 28. Ou seja, há um ano atrás!

3. Quais são as tuas marcas favoritas?
Eu gostaria muito de dizer Mac e Mufe, mas infelizmente moro longe de ambas e não possuo nenhum item. Adoro a Lâncome, porque sempre foi uma marca de eleição da minha mãe, sempre lhe usei os Rimeis, os batons e os lápis de olhos!
Neste momento só tenho acesso a marcas como O Boticário (que adoro! Já sou fã desde os 12 anos quando comprei o meu primeiro perfume!), ou a Nyx, a Elf, a Essence, Avon, Oriflame...
Talvez um dia quando começar um emprego que me dê mais estabilidade económica eu consiga investir mais :)

4. O que é que a maquilhagem significa para ti?
Em primeiro lugar estar apresentável para sair à rua e poder atender os meus clientes na loja. Sem maquilhagem a minha pele é muito feia, tenho rosácea e muitas marcas de acne provocadas por medicação muito forte que tive que tomar quando estive hospitalizada há 2 anos atrás.
A maquilhagem transforma-me, principalmente quando saio à noite, muita gente fica boquiaberta e me acha bem mais bonita!
Tenho pena de não saber maquilhar-me ainda tão bem.

5. Se só pudesses usar 4 produtos no rosto, quais seriam?
Base, corrector, blush e rímel.
Geralmente é apenas isto que uso no dia-a-dia! É muito raro usar sombra.

6. Qual é a tua parte favorita na maquilhagem?
É a transformação de como me sinto "poderosa" após construir uma pele perfeita e conjugá-la com um blush e uns pestanões (que eu fico com rimel!).

7. O que achas sobre a questão produtos baratos (de supermercado) versus produtos mais caros (de perfumaria/de topo)?
Não tenho absolutamente nada contra os produtos de supermercado, muito pelo contrário. Sinto que poderia haver testers para poder escolher e acertar na base, por exemplo. Hoje em dia também me baseio muito nos swatches da internet para ver as cores de determinado produto de supermercado, muitas vezes é uma grande ajuda.
De perfumaria, sinto que os preços são exagerados por isso não consumo. Mas tem a vantagem dos testers e das funcionárias nos ajudarem com aquilo que nos fica melhor.

8. Qual o conselho que podes dar a quem se iniciar nesta área?
Sei lá. Também eu preciso desse conselho, porque ainda sou uma naba e sou muito preguiçosa para me maquilhar!!!
Acho que o que é fundamental é à noite nunca se deitarem com maquilhagem na cara, porque a pele precisa de respirar e descansar. E só o faz se estiver perfeitamente limpa.
Depois acho que treinar também é importante, porque só quem treina muito é que consegue alcançar a perfeição :)
E ver videos no youtube ajuda a aprender muita coisa!

9. Refere uma moda em relação à maquilhagem que nunca gostaste/compreendeste.
Nunca liguei muito a isso. Mas por exemplo, há coisas que me fazem alguma confusão. Ver pestanas coladas e cheias de grumos, tanto em cima como em baixo.
Ver sombra exagerada e não esfumada como se vê muito ainda nas mulheres portuguesas. Outra coisa que também não gosto muito são batons de cores esquisitas... como o azul, o laranja (depende do tom), o preto... ah e usar o risco de contorno de lábios mais escuro que o batom!!! Que horror!
Depois (isto não faz parte da maquilhagem), mas mulheres com as sobrancelhas mal estruturadas. A pessoa fica completamente "desfigurada" e nem se apercebe.

10. O que achas sobre a comunidade de beleza no Youtube/blogs?
Acho que é um mundo em ascenção. Acho que é o futuro da publicidade e da propaganda, aliás, já está a crescer por aí :)
Acho que muita gente cria blogs e canais em busca de sucesso e fama e produtos gratuitos. Mas acho que isso só deve ser proporcionado a quem realmente merece, a quem consiga transpor a mensagem e quem de facto tenha as qualidades para tal.
Com estas comunidades aprende-se muito, mas também se consome muito, e acho que é por aí que as empresas/marcas pegam.
Eu já comprei muito por ver no youtube ou blogs, agora controlo-me mais. Mas a opinião dos "meus gurus" é sempre muito importante. Eles estão mais próximos de mim do que se calhar a vendedora da marca que eu sei que está ali apenas para ganhar dinheiro.
Com tudo isto só tenho a agradecer pois foi graças às comunidades da internet que comecei a ganhar o "bichinho" :)

beijocas

1 comentário:

boneca de porcelana disse...

Amei esta TAG! Por acaso tb comecei a interessar-me por make up já tarde.. Aliás, supsotamente tarde, por volta dos 23!