quinta-feira, 3 de março de 2011

Dicas para uma pele saudável! {parte 1}

Sou um bocado "fanática" com questões da pele, além de ser o nosso principal cartão de visita, é também o nosso maior órgão e, por vezes, nem nos lembramos disso!
Andava à procura de um livro sobre comida "saudável" na Fnac e deparei-me com esta preciosidade.
Dieta para uma Pele Saudável - Um guia completo para conseguir uma pele saudável em apenas 8 semanas.
Comprei-o logo e nessa mesma noite escrevi o post "Pareço uma criança", porque, de facto, foi assim que me senti com o entusiasmo que obtive a lê-lo.
Segundo Karen Fischer, autora do mesmo, nutricionista e especialista em doenças dermatológicas, a nossa pele "renova-se totalmente no espaço de dois meses". Ou seja, se cuidarmos dela (com as dicas que vos vou falar), vamos ter uma pele saudável, maravilhosa e podemos livrar-nos de doenças, envelhecimento precoce, dermatites, rosácea, manchas, algumas rugas, alguma celulite... Não é fantástico?


Haverá alguém vazio e cego ao ponto de não reconhecer que os pés são mais nobres do que os sapatos e que a pele é mais bela do que o vestuário que a cobre? Miguel Ângelo

Principais aspectos a ter em conta:
O livro tem mais de 400 páginas. Fala sobre todos os ínfimos detalhes da nossa pele, das características, da acidez, das doenças, sintomas, composição, etc etc etc.
O que aqui vos vou transmitir é apenas, e em traços MUITO gerais os 8 passos para que a nossa pele transpire saúde e beleza!
AVISO:
Recomendo a leitura do livro para não ficarem com a ideia "Ah, mas isto já nós sabíamos"! Tudo tem uma lógica e uma justificação e, só irão ficar esclarecidas caso leiam o livro, obviamente.


1º passo: Pensar verde e "amigo".
Comer diariamente alimentos que limpam o organismo e alimentos antiparasitários. Porquê? Organismo limpo por dentro reflecte-se por fora. É importante os nossos intestinos funcionarem bem e eliminarem bactérias e micróbios (sementes de abóbora são excelentes para isso). Alimentos verdes ajudam no bom fluxo sanguíneo, artérias limpas e desentupidas, glóbulos vermelhos saudáveis, mais reservas energéticas. Um corpo que se alimenta bem, também rende mais e é mais belo. Certo?
Ervas aromáticas, gengibre, alho, cebola, 2 porções de fruta por dia (é o suficiente, a fruta tem muito açúcar), 5 porções de legumes (sobretudo os de folha verde escura) por dia.
Limitar a ingestão da cafeína (muito importante!), a ingestão de tabaco (óbvio), álcool (idem).
Beber muita água (nem preciso adiantar mais!), e beber 1lt de "Água Verde" por dia.
Água verde: Água com 1 colher de chá de clorofila líquida. Porquê?
Bebidas que contêm clorofila são a melhor maneira de estimular o funcionamento dos intestinos (lembrem-se que estamos a pensar de dentro para fora), impedem a obstipação e a acumulação de substâncias tóxicas no organismo, diminuem a probabilidade de o sangue formar coágulos, além de que a clorofila nos dá um bom hálito fresco e ajudar a hidratar a pele.
Adorei esta dica! A clorofila mal se nota diluída na água. Deixa um sabor agradável na boca. Estou muito feliz com esta descoberta!

2º passo: Comer alimentos hidratantes.
Que é como quem diz as gorduras boas e belas!
Boas: Óleos Ómega 6 que são ácidos gordos essenciais. Existem nos frutos secos e sementes, alguns óleos, algumas verduras, sementes de girassol.
As belas: Óleos Ómega 3 que existem nos peixes gordos (salmão, sardinha, atum, vieiras), nas sementes de linhaça, nos ovos biológicos, nozes.
Estes alimentos hidratantes inibem a inflamação e a tensão arterial elevada, promovem a saúde do coração e uma pele saudável, reduzem a dor e a depressão, previnem doenças cardíacas, promovem a beleza da pele.
Enfim, melhor não sei dizer!

Só um parêntesis, já agora as gorduras más (lacticínios - ah pois! - carnes, fritos) promovem a inflamação e retenção de sal, doença cardíaca, dor, febre, acentuam as reacções alérgicas, a asma, a artrite, o eczema, a dermatite, a psoríase, a febre dos fenos, a caspa e a sinusite. Aqui só falamos essencialmente em termos de pele, já para não falar em obesidade e afins.
Já agora se consumirmos bastantes alimentos da 1ª regra, ajuda a proteger a nossa saúde dos efeitos prejudiciais das gorduras "más". Cebolas, alho, gengibre, açafrão-das-índias e falovonóides que decorrem do consumo de frutas e legume, vitamina E, salmão, truta, sardinha e suplementos de óleo de peixe.
Recomendo suplemento de óleo de peixes gordos para os dias que não os consumimos. Que é o que eu faço.

Resumindo, as gorduras boas hidratam a pele por dentro, literalmente.
Limitar os doces, alimentos industriais, gorduras saturadas, lacticínios, o stress (são gorduras más).
Comer apenas 1 ou 2 vezes por semana carne vermelha.
Comer diariamente sementes de linhaça moídas, em saladas, batidos, no prato, enfim, eu como-as com tudo!
Usar azeite para cozinhar.


Bem, estou a ver que estas dicas vão dar um meeeeeeega post. Por isso conforme fui escrevendo, decidi que é melhor dividir o post em 2 ou 3 partes.
Estão curiosas com o resto?
Ainda só estamos a falar em termos de alimentação...!
^__^

p.s. - O assunto aqui é pele e não emagrecimento!
p.s.2 - Estou apenas a transmitir o que li no livro e que aplico à minha saúde! Não quero ninguém a "bater-me" porque deixei de comer lacticínios!!! Há outras alternativas (depois falamos sobre isso).
p.s.3 - Quando eu andava adoentada o médico dizia-me sempre "deixa o leite por uns tempos...". Por algum motivo há-de ser!
^__^

8 comentários:

omeuestranhoplaneta disse...

Obrigada pelas dicas. Já agora onde compras a clorofila? Estou curiosa para ler o livro e mesmo não sendo para falar de emagrecimento parece-me que isso também ajuda :) Beijinhos grandes

silvia disse...

* Olá!
:)
Eu compro tudo no Celeiro. Ou então numa ervanária normal. Procura uma clorofila que tenha um teor mínimo de clorofila (200mg/100ml), isenta de conservantes e que tenha outros ingredientes como: óleo de menta (hortelã), extracto de alfafa, ácido láctico e ácido ascórbico!
O teor mínimo de clorofila é simplesmente porque, se for muito concentrada acaba por manchar os dentes! lol
^__^ beijinho, depois diz se encontraste e o que achaste!!

Helena (All About My Nails) disse...

ola´silvia.
eu não consigo nem quero deixar de beber leite, mas de há 3 anos para cá que só bebo leite magro, tem todas as proteinas do leite "normal", so que nao tem tanta gordura.

Cláudia disse...

Olá.
Obrigada pelo teu comentário e sugestão.
Já estou a seguir o teu blog.
Beijinhos*****
Cláudia

No Mundo da Cosmetica disse...

Olá! Adorei o post, em primeiro lugar porque também eu sou "fanática" pelos tratamentos de pele, numa pele bonita tudo fica bem... e em segundo lugar porque também eu me preocupo imenso em como a nossa alimentação influência quer a beleza da pele quer a saúde. Beijinhos

Maria Davison Ramos disse...

Olá!
Comecei a ler este livro e quero começar a seguir esta dieta à risca. Comecei recentemente a sofrer de eczema na cara e parece que esta dieta faz milagres! Estive a fazer uma pesquisa na net para ver se descobria um sitio onde vendesse clorofila, procurei no site do celeiro e de imensas outras lojas de produtos naturais e não encontrei nada. Foi nessa pesquisa que encontrei este blog, dizes que encontraste a clorofila no celeiro.. será que ainda há à venda?
Obrigada!

Maria Davison Ramos disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Maria Davison Ramos disse...
Este comentário foi removido pelo autor.